sexta-feira, 25 de maio de 2012

Presidente quer proibir tela que o retrata com o pênis à mostra


O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e seu partido, o Conselho Nacional Africano, entraram na Justiça para impedir a exibição de "The Spear" ("A Lança"), uma pintura que retrata o presidente com seu pênis à mostra.
O quadro, do artista plástico Brett Murray, estava em exposição na galeria Goodman, em Johannesburgo, mas foi retirado depois de ter sido vandalizado com tinta vermelha e preta por dois homens no início desta semana.
O porta-voz do CNA, Jackson Mthembu, defendeu a ação dizendo que todos os sul-africanos têm de se unir em torno de Zuma para "rejeitar esse ato indecente, vulgar e desrespeitoso da Constituição do nosso país e dos valores que ela promove".
O partido também quer que o jornal "City Press" remova de seu site uma foto do quadro. Advogados do jornal e da galeria alegam que a proibição da pintura é inconstitucional porque a Carta da África do Sul protege a liberdade de expressão artística.
Brett Murray afirmou que a intenção do seu trabalho é fazer uma "sátira do poder político e do patriarcado" e disse que não quis ferir a dignidade do presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário