sexta-feira, 25 de maio de 2012

Justiça dá direito a camelô voltar para as ruas


200 ambulantes têm liminar em São Miguel
A Justiça concedeu uma liminar autorizando 200 ambulantes a continuar exercendo suas atividades no calçadão de São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo).
Os ambulantes tiveram seus TPUs (termos de permissão de uso) revogados pela subprefeitura do bairro e foram impedidos de trabalhar.
A gestão Gilberto Kassab (PSD) está colocando em prática nos últimos dias uma política para retirar os ambulantes das ruas. O último grande corte tirou 470 de 25 ruas da região central. Entre os cassados, 250 são deficientes, segundo o sindicato dos permissionários. A portaria, publicada no sábado, dá 30 dias para devolverem a licença.
A liminar para os ambulantes em São Miguel Paulista foi concedida pela juíza Carmem Cristina Fernandez Teijeiro e Oliveira. A decisão começa a valer a partir de hoje.
A juíza proibiu a remoção dos ambulantes do calçadão e também a apreensão de suas mercadorias -desde que não sejam produtos ilegais. Se a subprefeitura não cumprir as determinações judiciais, terá de pagar multa diária de R$ 50 mil.
O pedido de liminar foi encaminhado à Justiça pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O defensor Bruno Miragaia afirmou que os ambulantes tiveram seus direitos violados.
Miragaia acrescentou que Defensoria Pública continua na luta para assegurar que todos os camelôs da capital tenham garantido o direito de exercer suas atividades.
Em 2009, o município tinha 4.600 camelôs legalizados. No início de maio, a Prefeitura de São Paulo informou ao Ministério Público haver 558 deles.
JOSMAR JOZINO
DO “AGORA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário