quinta-feira, 21 de junho de 2012

Onze ex-prefeitos da região estão em lista de 'ficha-suja'


TCU listou políticos de todo o país que tiveram contas julgadas irregulares

Pelo menos três deles participam da disputa eleitoral neste ano; ouvidos negam irregularidades

Onze ex-prefeitos da região de Ribeirão Preto estão na lista de "fichas-sujas" do TCU (Tribunal de Contas da União) entregue anteontem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Todos tiveram as contas julgadas irregulares sem possibilidade de recurso. Pelo menos três deles participam da disputa eleitoral deste ano: Gilberto Maggioni (PTB), de Ribeirão, Antônio Roque Balsamo (PSDB), de Dumont, e Jackson Plaza (PTB), de Monte Azul.

Os políticos ouvidos pela Folha negam as irregularidades. Alguns dizem que vão recorrer.

"Já esperava por isso. Iremos recorrer e entrar com pedido de liminar", afirmou Maggioni, que desistiu de sua pré-candidatura ao Executivo de Ribeirão para apoiar o petista João Gandini.

Ele confirmou, porém, que a relação entre PTB e PT pode "estremecer" caso a Justiça recuse o pedido. Já Gandini disse que a inclusão do nome de Maggioni na lista não muda nada, pois o apoio do PTB não pressupõe o nome do ex-prefeito como vice na chapa.

Até ontem, o PTB era a única sigla anunciada como coligação do PT na cidade.

No caso de Ribeirão, o TCU julgou irregular a aplicação de repasses aos programas Agente Jovem e Erradicação ao Trabalho Infantil. "Fui julgado à revelia, já não era mais prefeito. Espero que o TCU aceite os documentos [a serem enviados]", afirmou.

O líder do PSD de São Carlos, João Otávio Dagnone de Melo, também aparece na lista com contas reprovadas.

Segundo ele, o caso envolve repasses para a merenda escolar ocorridos em 1999 e 2000 -ele foi prefeito de São Carlos em dois períodos, de 1997 a 2000 e de 1983 a 1988.

Segundo Dagnone, ele foi alvo de uma ação civil pública que o acusava de não ter prestado contas do repasse recebido para a merenda.

Dagnone disse que não será candidato neste ano. "Mas se eu quisesse, eu poderia ser. Não seria por essa razão."

OUTRAS CIDADES

O ex-prefeito de Dumont Eduardo Luiz Lorenzato (PMDB) disse que seu nome foi parar na lista do TCU em razão de contas julgadas irregulares em 1997 e 1998.

Segundo ele, na época a prefeitura recebeu cerca de R$ 5.000 em recursos para o combate à dengue.

Entre os outros seis políticos (veja quadro nesta página) está Esdras Igino da Silva, ex-prefeito de Guatapará, apontado por ter aplicado verba irregular no combate à dengue.


GABRIELA YAMADA
LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário